Maria

Friday, October 06, 2006

Atividade 3
Escola, Cultura e Sociedade

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Essa definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provem os próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, um sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Segundo Kant, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Levar ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós realizá-los tão completamente como possível, sem que uns prejudiquem os outros não será, com efeito, o ideal supremo? Mesmo do ponto de vista material, tudo o que for além do estritamente necessário escapa a toda e qualquer determinação. O padrão de vida mínimo, abaixo do qual não consentiríamos em descer, varia infinitamente, segundo as condições o meio e o tempo. O que, ontem achavamos suficiente, hoje nos parece abaixo da dignidade humana; e tudo faz crer que nossas exigências serão sempre crescente.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, será preciso, pois considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Que esse ideal é ,até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade.Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso, e que constitui a parte básica da educação.

5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Ele tem por função suscitar na criança: um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros. Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todas que formam. A sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Destina-se que a criança esta inserida ao meio social e dele dependerá sua existência, subsistência e sua continuidade.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
A educação não é, para sociedade, senão o, meio pelo qual ela prepara no intimo das crianças, as condições essenciais da própria existência. A educação é a ação exercida pelas gerações, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para ávida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estado físico, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destina.

1 Comments:

At 2:44 PM , Blogger Roberta said...

Maria Eliste!
Que bom que respondeste as questões referentes ao texto de Durkhein. A leitura de textos sociológicos serão muito importantes na sua formação acadêmica.
Conte comigo sempre.
Bom feriado!

 

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