Maria

Monday, November 06, 2006

ECS Atividade 5

Tanto no conceito de ação social, como na definição de seus diversos tipos, pode se perceber que Weber não observa com minúcias as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Ele acredita que elas são conseqüências da união de ações individuais. A sociologia maxweberiana coloca o homem como sujeito racional, ideal-típico em um centro da vida social e ao conhecimento que este tem dessa sociedade, assim como suas atitudes, valores e ações que constituem parte da mesma. Weber exerce profunda influência sobre a sociologia no século XX.
São várias as ações sociais que rodeiam o plano social dos indivíduos, são quatro tipos: ação tradicional, ação afetiva, ação racional com os valores, ação racional com relações afins.
É a ação social o propósito da sociologia e caracteriza como qualquer ação realizada pelo individuo que a faz, por meio de orientação de outros. Como por exemplo, podemos citar o voto nas eleições, ele é concedido ao candidato pelo eleitor, por meio da orientação dos demais eleitores, seja pela ação social é realizada, mas deve ter como ponto comum o que os outros indivíduos realizam.

1 Comments:

At 12:38 PM , Blogger Mara said...

Olá Maria Elisete!
Chegastes a ver quem foi Weber e seu contexto? Profª Mara N SIlva

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home