Maria

Monday, November 06, 2006

ECS 7 - Marx e Engels
Quem são estes seres humanos? Marx e Engels?

Karl Marx(Treveris, 5 de maio de 1818 – Londres – 14 de março de 1883) Foi um intelectual considerado um dos fundadores da sociologia, também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano em sua época não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Nasceu numa família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em funções das restrições impostas a presença de judeus no serviço público. Em 1835 Marx ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, mas já no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde a influência de Hegel ainda era bastante sentida, mesmo após a morte (1831) do celebrado professor e reitor daquela universidade, os interesses de Marx se voltaram para a filosofia. Doutorou-se em 1841 com a tese sobre as diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro. No mesmo ano concebeu a idéia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com a dialética de Hegel.Impedido de seguir a carreira acadêmica tornou-se em 1842 redator-chefe da Gazeta Renana.

Fridrich Engels Foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado Socialismo científico ou comunismo.Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, grande companheiro de Marx Engels foi um filósofo como poucos. Soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura comunista. É o principal colaborador de Karl Max na elaboração das teorias do materialismo histórico.

Em que contexto histórico vivem?Marx – revolucionário, marxismo, comunismo e socialismo.Fridrich Engeles – comunista, socialismo.

Com quem eles debatem no seu tempo?Hegel postulava a crença no Absoluto.Ludwig Feuerbach, passa para o movimento conhecido por hegelianos de esquerda.Popper, Lukács, Maquiavel e Hobbes, Karl Kautsky, Bernstein, Rosa Luxemburgo, Lênin Trotsky e Gramsci, Eric Voegelim Raymond Aron.

O que eles debatem?Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário. Sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.Coloca a produção material de uma época histórica como a base da sociedade e também à criadora da subjetividade dessa época. Não é o conhecimento espiritual que muda a produção da existência e conseqüentemente a vida social, mas exatamente o contrário com a atividade prática a revolução o copo social transforma também a sua subjetividade.Marx tinha um pensamento pratico e político que muitos entenderam como sendo um método a determinar a realidade chamada de materialismo histórico e dialético que mais tarde veio a ser denominado d Marxismo.

Que outros pontos você acha importante destacar a partir das leituras efetuadas?As criticas que existe hoje sobre em conhecer pensamentos de Karl Marx, se confundem e às vezes são as mesmas críticas que se fazem ao marxismo, comunismo e socialismo. Uma questão chave que é disputada entre os defensores e os críticos de Marx é até que ponto o pensador pode ser responsabilizado pelo aparecimento de regimes ditatoriais genocidas autoritários, que alegam inspirar-se em suas idéias. O processo de critica ao pensamento de Marx iniciou-se desde a publicação de suas obras e continuam até hoje. As criticas da época em que ele estava vivo receberam respostas por parte dele e engles, posterior pelos seus seguidores, por intelectuais preocupados em conhecer o pensamento de Marx.

2 Comments:

At 7:21 AM , Blogger Roberta said...

Maria Elisete!!

Muito criativo esse esquema de perguntas e respostas que fizeste sobre Marx. Um jeito muito interessante de abordar dizversar questões referente a sua vida e pensamento.
Parabéns!

Abraços
Roberta

 
At 5:42 AM , Blogger Roberta said...

Maria Elisete!!

Não esqueça de colocar as referências do texto - os sites, ou livros de onde pesquisou os autores.

Abraços
Roberta

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home