Maria

Thursday, November 09, 2006

Atividade 6 - ECS Participação no Fórum
Durkheim

Durkheim forneceu uma definição do normal e do patológico aplicável a cada sociedade. O normal é o obrigatório para o individuo, o fato social é entidade moral. A sociedade prepondera sobre o indivíduo e deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura, havendo, então, solidariedade entre seus membros. O patológico, em Durkheim, vem da sociedade moderna que sofre de anomia, não há tempo para estabelecer um corpo de regulamentação adequado, isso pelas mudanças brutais do conhecimento coletivo. É necessário o conhecimento dos fatos sociais que devem ser identificados para que permitam o desvendamento dos fenômenos sociais.
Uma exemplificação dos fatos sociais pode ser entendida por meio da educação: o ser humano, quando nasce, não sabe das normas de comportamento que terá de seguir, por isso, a educação deve ser um elemento que ensine às crianças a compreender as regras que são necessárias à administração da vida social. Esse processo torna-se um círculo vicioso que todas as gerações vão aprendendo a viver em sociedade.

Max Weber

É na ação social que recai a análise de Weber. Para ele, a sociedade pode ser entendida a partir da reunião das ações individuais referidas de formas recíprocas.
É ação social o propósito da sociologia e ela caracteriza-se como qualquer ação realizada pelo individuo que a faz, por meio da orientação dos outros. Como exemplos podemos citar o voto nas eleições, ele é concedido ao candidato pelo eleitor, por meio da orientação dos demais eleitores, ou seja, a ação social é realizada, mas deve ter como ponto comum o que os outros indivíduos realizaram e realizam.
São várias as ações sociais que rodeiam o plano social dos indivíduos. Max Weber fixa quatro tipos:
Ação Tradicional: delimitada por um costume ou hábito, a que a sociedade já se acostumou.
Ação Afetiva: delimitada por afetos ou estados sentimentais.
Ação Racional: com relação a valores, no qual se acredita, de modo consciente, em um valor básico para todas as coisas. Independente de seu êxito ou não.
Ação Racional: com relação afim, é o cálculo da razão que dá finalidade e administra os meios necessários para atingi-las.
Tanto no conceito de ação social, como na definição de seus diversos tipos, pode-se perceber que Weber não observa com minúcias as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Ele acredita que elas são conseqüência da união de ações individuais.
A sociologia maxweberiana coloca o homem como sujeito racional, ideal típico em um centro da vida social e ao conhecimento que este tem dessa sociedade, assim como suas atitudes, valores e ações que constituem parte da mesma. Max Weber exerceu profunda influência sobre a sociologia no século XX.

Karl Marx

Foi um intelectual considerado um dos fundadores da sociologia, também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano em sua época não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Nasceu numa família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em funções das restrições impostas a presença de judeus no serviço público. Em 1835 Marx ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, mas já no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde a influência de Hegel ainda era bastante sentida, mesmo após a morte (1831) do celebrado professor e reitor daquela universidade, os interesses de Marx se voltaram para a filosofia. Doutorou-se em 1841 com a tese sobre as diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro. No mesmo ano concebeu a idéia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com a dialética de Hegel.
Impedido de seguir a carreira acadêmica tornou-se em 1842 redator-chefe da Gazeta Renana.

3 Comments:

At 7:19 AM , Blogger Roberta said...

Maria Elisete!!

Vejo que compreendeste bem as idéias dos três principais pensadores sociais. Além das infroamações contidas nos textos traz reflexões pessoais.
Ótimo texto. Parabéns.

Abraços
Roberta

 
At 5:40 AM , Blogger Roberta said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 12:57 PM , Blogger Mara said...

Maria Elisete: Trouxestes algumas das idéias dos autores, mas como foi tua participação no fórum? Profª Mara N Silva

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home